ABCMais
O Portal do Grande ABC

Publicidade

Guarda Civil terá bicicletas elétricas para operações do final do ano

10
Sete equipamentos foram colocados à disposição por meio de parceria com empresa privada

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André contará com reforço para melhorar ainda mais a segurança nas operações do final do ano. Sete bicicletas elétricas foram disponibilizadas pra a Prefeitura de Santo André, a custo zero, por meio de uma parceria com a Empresa Brasileira de Mobilidade Sustentável (EBMS), da marca Pedalla Bikes. As ferramentas vão ser utilizadas pelos GCMs em operações nos parques, Paço Municipal e na rua Coronel Oliveira Lima e adjacências.

Chamadas de e-bikes, as bicicletas elétricas utilizam bateria de lítio, as mesmas de um celular, e têm autonomia de 30 a 60 km. A recarga da bateria dura aproximadamente três horas. Com o funcionamento semelhante a uma bicicleta convencional, o motor elétrico é acionado por meio de um display no guidão conforme o ciclista pedala, o que reduz o esforço e aumenta a performance. Quando o movimento dos pedais é interrompido ou o freio acionado, o motor desliga.

De acordo com o prefeito Paulo Serra, os equipamentos serão utilizados pelos guardas já nos próximos dias. “É um projeto piloto interessante pelo conceito de mobilidade sustentável, com esse apoio elétrico de energia limpa. Dá para nossa GCM uma condição de ronda mais barata e rápida, sobretudo nos centros mais expandidos, para as operações do final do ano, quando se tem maior movimento de pessoas”, disse o prefeito.

A princípio, as bicicletas ficarão com a Prefeitura pelos próximos 60 dias, em período de teste. Após o prazo, será avaliada uma negociação com a empresa para a renovação do contrato ou para realizar aquisição.

Comentários