São Bernardo anuncia reativação do antigo Aquacentro do bairro Demarchi

0 104
Espaço passará por revitalização completa, passando a ser denominado Centro de Reabilitação Fisioterapêutica Esportiva para Atletas e Pessoas com Deficiência

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, assinou nesta sexta-feira (01/09) a ordem de serviço para início das obras de revitalização do Centro de Reabilitação Fisioterapêutica Esportiva para Atletas e Pessoas com Deficiência (antigo Aquacentro), do Jardim Nossa Senhora de Fátima, localizado na Rua Valdomiro Luiz nº 303, no bairro Demarchi. O anúncio marca a reativação do espaço – abandonado em 2008 –, que terá capacidade de atender 200 pessoas por dia.

A proposta é que o complexo situado ao lado da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Demarchi/Batistini possa ser utilizado de maneira compartilhada entre a Saúde e o Esporte, na recuperação e atendimento fisioterapêutico preventivo dos atletas e paratletas, assim como alunos de projetos sociais da área esportiva. O local também passará a abrigar aulas de hidroginástica para o público da terceira idade e portadores de necessidades especiais.

Equipado com piscina já adaptada para acessibilidade, banheiros, vestiários, além de salas administrativas e quadra, o Centro atendeu à população por apenas um ano, sendo abandonado pelas administrações anteriores. Em 2008, o último governo decidiu fechar definitivamente o local, transformando-o em depósito de materiais e equipamentos da secretaria de Saúde.

“Este lugar estava, literalmente, abandonado às moscas. Vamos revitalizar este e outros prédios da cidade que estão em más condições de uso e, sobretudo, subutilizados”, informou o prefeito Orlando Morando, durante ato de assinatura do início das obras.

O investimento na recuperação da construção será de R$ 150 mil, com previsão de finalização em 120 dias. Compõem o escopo de melhorias previstas a instalação de sistema de aquecimento e de bombas de filtragem na piscina, substituição da iluminação, reforma das janelas, adequação da acessibilidade, instalação de equipamentos de fisioterapia e pintura geral. Esta última etapa será feita por meio de parceria entre a Prefeitura e a Basf.

De acordo com o secretário de Esportes e Lazer, Alex Mognon, o novo centro é essencial para reduzir a demanda por espaços aquáticos na cidade e representa uma inovação para o esporte. ”A cidade tem grande carência de locais para portadores de deficiência e para a fisioterapia. Em curto espaço de tempo vamos mudar essa realidade e dar um grande passo para avançar ainda mais o paradesporto de São Bernardo”, completou o titular de Esportes.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...