ABCMais
O Portal do Grande ABC

Publicidade

4 alimentos que retém líquidos e você nem sabia

44

Você costuma exagerar no final de semana e ficar desesperado (a) por ver que está pesando 2 quilos a mais na segunda feira? Venho te dar uma boa notícia! Esse peso não é gordura, é líquido!

Ao contrário do que muitos imaginam, não é somente o sódio em excesso que causa retenção hídrica. Existem mais 3 alimentos que podem te deixar com esse mesmo sintoma. Vem conhecer quais são e como eles agem no corpo:

1 – SÓDIO (SAL): Vamos supor que você passe o dia comendo alimentos salgados como queijos amarelos, embutidos, fast foods, comidas congeladas e comida japonesa com shoyo. Quem elimina o sal em excesso do corpo são os rins, mas nesse caso eles vão diminuir a frequência urinária para que a água se mantenha na circulação sanguínea, de forma a tentar diluir todo aquele sódio que está no corpo.

2 – AÇÚCAR: Se você comer doces e produtos açucarados (achocolatado, bolachas doces, sucos artificias, refrigerantes, chocolates) ao longo do dia, você estará dando glicose de rápida absorção ao seu corpo. Toda vez que isso acontece EM EXCESSO o corpo armazena essa glicose extra em forma de glicogênio nos músculos e fígado. Para cada molécula de glicogênio são armazenados juntos cerca de 2g a 4g de água, o que resulta em aparência inchada.

3 – FARINHA BRANCA: do mesmo modo que o açúcar, os alimentos feitos com a farinha refinada (pão de forma branco, pão francês, bolos, massas não integrais) também se transformam em glicose quando absorvidos, tendo o mesmo caminho dos açúcares e armazenando água junto com o glicogênio, resultando em inchaços.

4 – BEBIDAS ALCOÓLICAS: A questão é que os rins aumentam a excreção urinária para se livrar do excesso de líquidos que está recebendo, mas ele acaba excretando água e deixando o álcool no corpo, porque este demora mais para ser metabolizado. Isso gera uma desidratação (por isso sentimos dores de cabeça e sede após beber muita bebida alcoólica). Quando estamos desidratados o organismo naturalmente “segura” a água dentro do corpo (causando inchaços) até que a hidratação chegue a níveis normais novamente.

Não por acaso, é justamente com esses alimentos que acontecem os exageros (ou você já viu alguém exagerar na salada?), é por esse motivo que o peso aumenta depois do final de semana, o que não significa que você ganhou gordura. Basta então voltar para uma alimentação equilibrada ao longo da semana e aumentar a ingestão de líquidos como água, chás e água de coco que o peso costuma voltar cerca de 2 a 3 dias depois.

Comentários