ABCMais
O Portal do Grande ABC

Publicidade

Parceria entre Prefeitura de Santo André, Estado e Sebrae cria 3 mil vagas para cursos profissionalizantes

41

Uma parceria entre a Prefeitura de Santo André, o Centro Paula Souza e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), está criando cerca de 3 mil vagas em cursos gratuitos na cidade ainda este ano. Nesta segunda-feira (12) começaram as primeiras turmas de um dos cursos de formação frutos da parceria: o Super MEI. O Via Rápida Emprego e os cursos nas unidades móveis (carretas) Via Rápida Emprego estão com as inscrições abertas e as aulas devem acontecer a partir de agosto.

“Nós temos o espaço físico, com salas de aula e salas equipadas para as aulas práticas. O Centro Paula Souza (autarquia do governo do Estado voltada à formação profissional) e o Sebrae têm os cursos, mas sem local para a realização. Por isso, a parceria foi fechada rapidamente. Nosso primeiro contato foi em maio e já temos turmas começando”, conta a diretora do Departamento de Educação de Jovens e Adultos (Deja), Cilene Maria Lunardi Paludetti. Foram formadas 12 turmas para os cursos Super Mei,  que oferecem formação profissional com aulas de empreendedorismo, em um total de 440 vagas distribuídas nos cinco Centros Públicos de Formação Profissional  (Armando Mazzo, José Amazonas, Valdemar Mattei, Júlio de Grammont e Miguel Arraes). Veja abaixo a lista completa.

“A proposta é oferecer aos munícipes cursos rápidos de qualificação profissional, voltados para o empreendedorismo, e dessa maneira dar maiores chances ao aluno de ter sucesso em um mercado de trabalho muito competitivo”, destacou Cilene. Os cursos do Super MEI são para eletricista residencial, marceneiro, costureiro, maquiador, panificação artesanal, decoração de bolos, culinária básica, chocolate, confeiteiro e administração de salão de beleza. A carga horária de 100 horas é distribuída em doze dias. Todas as vagas já foram preenchidas por cadastro feito pelo próprio Sebrae durante a pesquisa realizada na cidade para detectar quais as formações mais solicitadas pela população e pelo mercado de trabalho.

Via Rápida Emprego – Também realizados nos Centros Públicos de Formação Profissional, os cursos do Via Rápida Emprego, que é um programa do governo do Estado que oferece qualificação profissional de acordo com as demandas regionais, ainda estão com as inscrições  abertas. Para se inscrever é preciso ir até um dos cinco Centros Públicos da cidade e realizar as inscrições pelo site no local. Cada Centro Público oferecerá um curso Via Rápida, totalizando 150 vagas neste momento, com a possibilidade de ampliação. As aulas têm início previsto em agosto. A carga horária é de 150 horas, distribuídas em 4 horas de aula por dia.  As opções são para cursos de construtor de móveis, informática básica, assistente de cabelereiro, embelezamento (maquiagem) e área administrativa, definidas pelo Centro Paula  Souza.

Os cursos realizados na carreta do Via Rápida Emprego são a terceira opção de formação profissional gratuita, fruto da parceria entre a Prefeitura de Santo André e o Centro Paula e Souza. Ainda estão sendo definidos os cursos a serem oferecidos e a data das inscrições. As aulas do Via Rápida Móvel acontecem em veículos adaptados, que possuem área interna de 60 m² a 80 m² e são equipados com instrumentos necessários para cada tipo de modalidade. A carreta fica estacionada nas regiões onde não há Centros de Formação colocando a formação profissional ao alcance dos moradores das regiões mais distantes do centro da cidade. Cada unidade atende até 20 alunos por turma.

 

Endereços dos Centros Públicos de Formação Profissional –

CPFP Valdemar Mattei – rua Kasatu Maru, s/ nº – Vila Pires

CPFP Júlio de Grammont – rua Astorga, s/nº – Parque Andreense

CPFP João Amazonas – Antonio Sebastião Esqualize, s/ nº,  – Capuava

CPFP Armando Mazzo – rua Carnaúba, s/ nº,  Príncipe de Gales

CPFP Miguel Arraes– Av. Rangel Pestana, s/ nº,  Jardim Cristiane

Comentários