GCM de Diadema ganha mais oito guardas

Formatura dos novos GCMs - Foto: Dino Santos

Formatura dos novos GCMs - Foto: Dino Santos

Cláudio, John, Leandro, Luiz, Mauro, Reinaldo, Vanderlin e Wagner são os oito novos guardas municipais que passam a reforçar o contingente da GCM – Guarda Civil Municipal de Diadema. A formatura, ocorrida hoje (5/2), na área externa da base da corporação, localizada na região central, contou com a presença do prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior; da vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Cidadania, Patty Ferreira; do secretário municipal de Defesa Social, Benedito Mariano; do presidente da Câmara Municipal, o Vereador Josa; e de alguns familiares dos formandos.

Se dirigindo aos formandos, o prefeito Filippi disse que a cidade vive um momento especial de mudança e quer uma GCM comprometida com a cultura de paz. “Vocês devem crescer na inteligência, na capacidade de dialogar e na mediação de conflito”, afirmou.

Para exemplificar, o prefeito Filippi relembrou que o sucesso do respeito à Lei Seca, medida com a qual o município reduziu drasticamente o número de homicídios, foi devido à capacidade de enfrentar com sabedoria o conflito e fazer respeitar a legislação.  “Naquela época, houve momento em que também tivemos de fazer uso da força e, para isso, pedimos apoio à Polícia Militar”, contou.

A exemplo do prefeito Filippi, o secretário de Defesa Social de Diadema, Benedito Mariano, ratificou aos formandos que a GCM está tomando um novo rumo. “Os sinais desse norteamento são os nossos primeiros decretos na área da segurança pública municipal. A criação da Ronda Cidadã que visa promover a proximidade da GCM com a população e a criação da Patrulha Maria da Penha para intensificar a proteção das mulheres vítimas da violência”, disse. Junto com isso tudo, vamos priorizar a prevenção e investir na colaboração e parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil e outros órgãos, afirmou o secretário municipal de Defesa Social.

Durante a formatura, foi anunciado que a Prefeitura já está elaborando um plano de melhorias para a carreira e o exercício funcional dos guardas civis e patrimoniais. Uma das mudanças em estudos é possibilitar que o guarda faça “bico” nas próprias unidades da municipalidade, sem necessidade de procurar atividades extras fora da Prefeitura.

A cerimônia de formatura, organizada segundo as regras de combate à Covid-19, também foi prestigiada por secretários municipais, vereadores e autoridades civis e militares, representando a Polícia Militar, Delegacia Seccional, Corpo de Bombeiros, Delegacia de Defesa da Mulher, Bombeiros Civis e outros órgãos. O comando da GCM de Arujá também participou, pois um dos formandos do curso pertence àquela corporação.

O curso formação de GCMs, iniciado em 19 de outubro, teve mais de 700 horas de aulas. Baseado nas diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública, passa de 40 disciplinas como policiamento comunitário, direitos humanos, defesa pessoal, Lei Maria da Penha, Estatuto da Criança e do Adolescente, armamento e tiro, combate a incêndio, direito penal, uso diferenciado da força, meio ambiente, entre outras.

 

De Adolescente Aprendiz a Guarda Civil

Um dos oito novos GCMs foi aluno do Projeto Adolescente Aprendiz, em 2004. Hoje, com 31 anos de idade, o guarda civil municipal de Diadema, Cláudio Siqueira, garante que aquele projeto foi muito importante na vida dele, que à época morava no Núcleo Habitacional Naval, na Vila São José. “Agradeço imensamente ao prefeito Filippi por ter criado o Adolescente Aprendiz. Lá, aprendi valores como caráter, compromisso e comunicação, que levarei pra minha vida toda”, afirma.

Ao parabenizar o ex-Adolescente Aprendiz, o prefeito Filippi renovou seu compromisso de governar para todos, mas priorizar os mais necessitados. “O Projeto Adolescente Aprendiz foi muito importante para mais de 10 mil jovens. Isso tudo comprova a necessidade da cidade investir em política pública que acredita no ser humano”, falou o prefeito.

 

Sair da versão mobile