GCM de São Bernardo prende três pessoas e fecha 92 estabelecimentos, no 1º fim de semana da fase vermelha

Entre os detidos está um músico, de 50 anos, preso por embriaguez no volante e por desacato a autoridades policiais

GCM de São Bernardo

GCM de São Bernardo

Durante o primeiro fim de semana de vigor da fase vermelha em todo o Estado, as equipes de fiscalização da Prefeitura de São Bernardo intensificaram as ações de segurança no município e contabilizaram a prisão de 3 pessoas e o fechamento de 92 estabelecimentos comerciais por descumprimento às regras sanitárias previstas no Plano São Paulo e em decretos municipais, como o que institui o toque de recolher, no período das 22h às 4h.

Segundo o balanço da GCM de São Bernardo entre sexta-feira, 5 de março, e domingo, 7 de março, as barreiras sanitárias instaladas na cidade realizaram ainda a abordagem de 4.213 veículos e a orientação de 6.798 pessoas.

Das três prisões feitas pelas forças policiais de São Bernardo do Campo, duas foram por embriaguez ao volante e uma por porte de entorpecentes. Numa das ocorrências, registrada na madrugada de sábado 6 de março, um músico, de 50 anos, foi preso em flagrante, depois de ser abordado no ponto de bloqueio de segurança instalado na Avenida Maria Servidei Demarchi.  O teste do etilômetro do motorista mostrou concentração de 0,84 miligramas de álcool por litro de ar, índice superior ao limite autorizado (0,05 mg). O músico foi detido e encaminhado ao 3º Distrito Policial de São Bernardo.

Outros dois Bailes Funks foram encerrados em São Bernardo depois da ação da Guarda Civil Municipal. Juntos, os pancadões irregulares realizados em vias públicas da cidade reuniram aproximadamente de 600 pessoas.

“A Operação Toque de Recolher, além de ter sido bem aceita pela população, tem se mostrado eficiente no que diz respeito ao combate as aglomerações. Nos dois primeiros dias da operação, alcançamos uma redução de 42% na circulação de veículos, o que sinaliza que temos diminuído a circulação de pessoas”, ressaltou o prefeito Orlando Morando.

COMÉRCIO – Ainda no fim de semana, a GCM de São Bernardo, com ajuda da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Obras e Planejamento Estratégico, intensificou a fiscalização em centros comerciais da cidade. A ação acabou no fechamento, sem resistência, de 92 estabelecimentos comerciais que descumpriram as regras do Plano São Paulo.

OPERAÇÃO – Adotada pela Prefeitura de São Bernardo no último sábado 27 de fevereiro, a Operação Toque de Recolher é mais uma ação que tem como objetivo o enfrentamento da Covid-19. A ação ocorre em momento em que a rede municipal de Saúde registra aumento da ocupação de leitos de UTI destinados a pacientes com Coronavírus.

Com a medida, a circulação de veículos e pedestres fica proibida das 22h às 4h. Todas as atividades econômicas e sociais ficam suspensas neste intervalo, incluindo o transporte público coletivo. A regra não se aplica a hospitais, serviços de saúde de urgência e farmácias.

 

 

Sair da versão mobile