Grande ABC planeja instância de governança regional para o turismo

Consórcio ABC articula iniciativa para atender a portaria do Ministério do Turismo

Divulgação/Consórcio ABC

Divulgação/Consórcio ABC

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC está trabalhando na organização de uma instância de governança regional para a área do turismo, com o objetivo de atender à portaria 41/2021 do Ministério do Turismo. A iniciativa é liderada pelo Grupo de Trabalho (GT) Turismo do Consórcio e conta com a participação da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, gestores regionais, o secretário geral da Associação das Empresas de Turismo, Hospedagem e Alimentação do Grande ABC (Aethal), Paulo Tinoco, e o presidente do Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC (Sehal), Beto Moreira.

Para viabilizar a iniciativa, o GT promoverá o diálogo entre o poder público e a iniciativa privada que atua no setor. Segundo Joel Fonseca, diretor de Desenvolvimento Econômico do Consórcio ABC, essa é uma forma de estruturar a iniciativa e garantir sua eficácia.

O coordenador do GT Turismo, Dario Barbosa, destacou a importância da participação da iniciativa privada e do terceiro setor no planejamento e execução de ações regionais, que podem explorar o turismo de experiência. “Estamos avançando no debate para trabalhar ações de forma regional, aproveitando a potencialidade e a individualidade de cada município”, afirmou.

Com essa iniciativa, o Grande ABC busca fortalecer o turismo na região e torná-la mais atrativa para visitantes, gerando emprego e renda para a população local. A colaboração entre o poder público e a iniciativa privada é fundamental para a construção de políticas públicas eficientes e sustentáveis.

Sair da versão mobile