Museu Catavento: Ingressos, Agendamento e Estacionamento, tire todas suas dúvidas

Museu Catavento: ingressos, agendamento e estacionamento descomplicados para sua diversão.

Foto: Divulgação/ Museu do Catavento

Descubra o mundo da ciência e da cultura de forma lúdica e interativa no Museu Catavento em São Paulo! Localizado no histórico Palácio das Indústrias, o museu é um dos espaços culturais mais populares da cidade e recebeu mais de 6 milhões de visitantes desde a sua inauguração em 2009.

Com uma área expositiva de 12 mil metros quadrados, o Museu Catavento é dividido em quatro grandes seções temáticas: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Cada seção é projetada para despertar a curiosidade e o interesse em ciência, tecnologia e cultura de uma forma lúdica e acessível.

A seção Universo apresenta uma incrível exposição sobre o espaço sideral e os planetas do nosso sistema solar, enquanto a seção Vida conta a história da evolução na Terra, desde os primeiros animais até a chegada do homem. Na seção Engenho, você pode explorar as criações humanas no âmbito da ciência e, na seção Sociedade, conhecer as questões de convivência enfrentadas por diversos povos do mundo.

Com mais de 200 instalações interativas, o Museu do Catavento é um lugar incrível para explorar e aprender! Você pode recriar o chão da lua com a pisada do astronauta Neil Armstrong, viajar pelo Brasil na época dos dinossauros, entender como funciona a eletricidade estática que faz os cabelos ficarem em pé e muito mais.

E se você tem pequenos cientistas em casa, não pode deixar de visitar o Museu Catavento! Além de divertido, é uma oportunidade única para despertar a curiosidade e o interesse em ciência e cultura. Aproveite essa prazerosa viagem ao conhecimento e à cultura e descubra porque o Museu Catavento é um dos lugares mais populares de São Paulo!

 

O que encontramos no Museu Catavento?

 

Museu Catavento/Divulgação
Museu Catavento/Divulgação

A Seção Universo:

É dividida em três subseções: Astronomia, Sistema Solar e Terra. Na Sala da Lua, você se sentirá como um verdadeiro astronauta, dando seus primeiros passos na superfície lunar. Além disso, você terá a chance de aprender mais sobre o Sistema Solar e a importância do sol para a vida na Terra.

Mas não para por aí, o Museu do Catavento ainda tem uma seção inteira dedicada à História da Astronomia, onde você poderá acompanhar a evolução dessa ciência desde seus primórdios até os dias atuais. E se você quer conhecer as galáxias e as distâncias entre os planetas e as estrelas, essa seção é perfeita para você.

E se aventurar pelo Sistema Solar é o seu sonho, não perca a chance de entrar em uma nave espacial e se sentir como um verdadeiro astronauta. Você também poderá fazer um passeio pelo interior da Terra, partindo do núcleo em direção à superfície, e descobrir como as cavernas são formadas e a estrutura dos biomas brasileiros.

Não deixe de conferir a maquete das paisagens terrestres e a caixa de relevos da Terra em 3D, que vai te deixar fascinado com as curvas de nível do nosso planeta.

 

Seção vida:

Seção Vida no Museu do Catavento (Foto: Divulgação)

E na seção Vida, você pode se surpreender com as origens da vida na Terra, sua evolução e diversidade, incluindo a dos seres humanos. Isso mesmo, você vai encontrar muitas informações sobre a nossa própria espécie e suas características mais interessantes.

Comece conhecendo A Origem da Vida, descobrindo como ela surgiu e qual o seu lugar entre os seres vivos. E se você ama aves, não pode deixar de ver as 500 espécies presentes no Brasil! É uma verdadeira celebração da biodiversidade.

Mas não para por aí! Quer conhecer os animais que vivem no oceano? Aqui você vai ver como as aparências podem enganar e descobrir que muitas vezes o que parece planta, na verdade é um animal. E se você quer saber mais sobre o DNA, é possível aprender de forma interativa!

As conchas são outro tema fascinante abordado no museu. Você sabia que elas são feitas por animais? Aqui você pode ver as brasileiras e aprender mais sobre esses seres incríveis. E para quem quer conhecer melhor o próprio corpo, a seção Vida também apresenta informações sobre os sistemas do corpo humano.

E que tal conhecer mais sobre Darwin e suas descobertas? A seção Vida te leva a uma jornada pelos caminhos que levaram a suas descobertas e quais foram as consequências. E não podemos esquecer dos Dinossauros do Brasil, que são apresentados em realidade virtual. Um verdadeiro show de tecnologia e educação.

E para os amantes da natureza, ainda há o Borboletário, o Jardim de Polinizadores e o Mundo das Abelhas. E se você é apaixonado pelo mar, não pode perder o Submarino em viagem ao Fundo do Mar.

Então, se você quer conhecer mais sobre a vida, suas origens e evoluções, visite o Museu do Catavento e descubra tudo o que essa seção incrível tem a oferecer! Não perca a oportunidade de se surpreender e aprender muito mais sobre o mundo que nos cerca.

 

Seção Engenho

Museu Catavento São paulo/ Divulgação

A Seção Engenho vai te levar a uma incrível jornada pela descoberta do homem em Física e Química, com toda a sua engenhosidade. Prepare-se para explorar áreas como luz e óptica, mecânica, eletromagnetismo, som, calor, motores, e muito mais!

Você já viu um balão subir simplesmente pelo aquecimento do ar? Na Seção Engenho, você pode vivenciar esta e outras experiências incríveis. Quer ver a interferência da eletricidade e do magnetismo em ação? Aqui você pode, e pode até sentir seus cabelos arrepiarem!

Mas não para por aí! Que tal entrar em uma bolha de sabão e ver de perto as leis da estática dos fluídos? Ou explorar as reflexões, refrações e composição da luz em efeitos especiais e estranhos, com visão binocular?

E não podemos esquecer da Mecânica, com as famosas Leis de Newton, e todas as incríveis criações que o homem desenvolveu a partir delas. Mas ainda tem mais: a Sala das Ilusões, onde tudo que você vê não é bem assim, e o Ver o Som, um equipamento que permite que você “veja” o som, e não só ouça, além de experimentar o tambor que move fiapos e a formação do eco.

E para os fãs de Lego, o Laboratório Lego Education é um espaço dedicado para construir mecanismos e instrumentos com os famosos kits da marca. Vem explorar a Seção Engenho do Museu do Catavento e descobrir toda a engenhosidade do homem em Física e Química!

 

Seção Sociedade:

museu Catavento são paulo/Divulgação

Na seção Sociedade, você encontrará diversas instalações que visam promover a conscientização e a reflexão sobre temas importantes, como a igualdade racial, preservação do meio ambiente e o combate às drogas. Aqui, você pode participar de debates e reflexões sobre assuntos da atualidade e conhecer mais sobre a história mundial por meio de instalações como “As histórias da história”, onde você pode decidir o rumo de alguns episódios da história mundial.

Se você é apaixonado por química, não pode deixar de visitar o laboratório de química, onde poderá realizar diversos experimentos interativos e conhecer os mistérios da química, desde a química das cores até medicamentos e tecidos. E se você quer saber mais sobre nanotecnologia, o museu tem uma seção especialmente dedicada a esse tema, onde você poderá aprender de forma interativa.

E se você é fã de perfumes, não pode deixar de visitar a seção “O mundo do perfume”, onde poderá conhecer as origens da manipulação de essências e fabricação de perfumes. Além disso, poderá aprender sobre a importância das embalagens e a percepção da quantidade de resíduos produzidos na seção “Embalagens, resíduos e reciclagem”. E para os apaixonados por cinema, o museu conta com um estúdio de TV onde você poderá aprender um pouco sobre as técnicas de produção e de finalização de filmes.

 

O Que era o Museu Catavento antigamente – História do museu Catavento?

Foto: Divulgação/ Museu do Catavento

O Museu do Catavento é um lugar fascinante para visitar em São Paulo. O edifício onde ele está localizado é uma atração por si só, com uma história incrível. Foi construído há mais de cem anos, durante 13 anos, entre 1911 e 1924, quando a cidade tinha apenas cerca de 100 mil habitantes. Foi idealizado como o Palácio das Indústrias, um lugar para exposições de indústrias, agricultura e pecuária.

Com uma estrutura metálica importada no seu prédio principal e tijolos aparentes como principal acabamento, o edifício é um verdadeiro claustro, com muitos elementos decorativos, como touros, cachorros e seteiras em vários cumes e muradas. Sua área total, incluindo varandas cobertas, é de cerca de 12 mil metros quadrados. Desde a sua construção, o edifício foi utilizado para diferentes fins, como delegacia de polícia, prisão no claustro, Assembleia Legislativa e sede da Prefeitura de São Paulo.

Mas, em 2007, o governo do Estado de São Paulo deu um novo propósito ao edifício, o transformando em um espaço dedicado à cultura e à educação: o Museu do Catavento. A adaptação do prédio respeitou integralmente seu tombamento histórico e hoje é um lugar que encanta todos os visitantes.

 

Onde Fica o museu Catavento São Paulo?

No coração de São Paulo! O Museu Catavento está no Palácio das Indústrias (antiga sede da Prefeitura de São Paulo) no Parque D. Pedro II, centro, entre a Av. do Estado e Av. Mercúrio e próximo ao Mercado Municipal. Entradas pela Av. Mercúrio. Há amplo estacionamento no local

Ir de Carro ao Museu Catavento: Trace rotas do seu endereço específico ou calcule a rota diretamente do seu celular. Clique aqui

Ir de ônibus ao museu Catavento: Se preferir, o terminal de ônibus Parque Dom Pedro II está a poucos metros do museu, e você pode descobrir qual ônibus pegar no site da SPTrans.

Ir de Metrô ao museu Catavento: se você optar pelo metrô, não tem problema. Há duas opções: desembarque na Linha Vermelha – Estação D. Pedro II ou na Linha Azul – São Bento.

O Museu Catavento tem Estacionamento?

Sim, o Museu Catavento dispõe de um amplo estacionamento em suas dependências. Você pode chegar de carro e estacionar com facilidade, sem se preocupar em procurar vagas nas ruas movimentadas do centro de São Paulo. Aproveite para conhecer as atrações interativas e educativas do museu, sem se preocupar com estacionamento!

Carros: Até 4 horas R$ 15,00 – Adicional por hora R$ 5,00

Ônibus e Vans: Até 4 horas R$ 30,00 – Adicional por hora R$ 10,00

 

Horários de Funcionamento:

 

Qual é o horário de funcionamento do Museu Catavento?

O Museu Catavento está aberto de terça a domingo, das 9h às 17h (com última entrada às 16h).

Em quais dias o Museu Catavento está fechado?

O Museu Catavento está fechado às segundas-feiras e nos seguintes feriados: 1 de janeiro, Carnaval, Sexta-feira Santa, 1 de maio, Corpus Christi, 7 de setembro, 12 de outubro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro.

Onde comer no Museu Catavento?

Possuímos uma lanchonete na parte interna do Museu Catavento, com serviços de café, sucos, salgados, lanches e doces.

Ingressos e Preços

Quais são os preços dos ingressos para o Museu Catavento?

Os preços dos ingressos variam de acordo com a idade e a categoria do visitante. Para adultos, o valor é R$ 20,00. Para crianças, estudantes e idosos, o valor é R$ 10,00. lembrando que é importante que você visite o site oficial e veja os preços atualizados

Crianças de qual idade não pagam ingresso?

Crianças menores de 4 anos não pagam ingresso.

O Museu Catavento aceita meia-entrada?

Sim, o Museu Catavento aceita meia-entrada para estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos.

Como posso comprar ingressos para o Museu Catavento?

Os ingressos podem ser comprados no local, na bilheteria do Museu, ou antecipadamente pelo site

Existe alguma promoção ou desconto para ingressos do Museu Catavento?

Sim, o Museu Catavento oferece desconto de 50% no valor do ingresso para professores da rede pública de ensino do estado de São Paulo. Para isso, é necessário apresentar um comprovante de vínculo com a instituição de ensino.

 

Sair da versão mobile