GCM e PM inibiram bailes funks em Diadema

Jovens ignoram recomendações de contágio e fazem bailes funks em diadema

bailes funks em diadema

bailes funks em diadema Foto: Ilustrativ

A Operação Paz e Proteção, criada este ano pela nova gestão da Prefeitura de Diadema, foi realizada no último final de semana em ruas do Núcleo Habitacional Gazuza, na região Leste. Com 79 guardas civis e policiais, ação resultou em 130 autuações de trânsito, 155 vistorias (carros, motos e pessoas) e 13 apreensões de veículos e motos

Além de evitar a formação de bailes funks, ocupando preventivamente o espaço, essa modalidade de policiamento reforça a segurança da população.

Segundo o Comando da GCM – Guarda Civil Municipal de Diadema, a Operação Paz e Proteção ocupou algumas ruas do Gazuza, onde costumeiramente ocorrem bailes funks. O trabalho mobilizou um efetivo de 45 GCMs e 34 PMs que contou com apoio de viaturas e motos.

No sábado, 30/1, o balanço chegou a 76 vistorias (carros, motos e pessoas) que resultaram em 79 autuações de trânsito e em 12 apreensões de veículos e motos.

Já no domingo, 31/1, foram realizadas 79 vistorias, 51 autuações de trânsito e apenas uma apreensão de veículo. Nos dois dias, a operação se estendeu das 19 horas até a madrugada.

Além das ações realizadas na via pública, mais 20 residências foram visitadas e orientadas pela fiscalização no sentido de cessar o som alto e as aglomerações sociais, proibidas em decorrência da pandemia. Essa intervenção coaduna com a campanha educativa da Prefeitura “Sua vida importa pra mim” que visa conscientizar a população contra a Covid-19.

Segundo a Secretaria de Defesa Social de Diadema, a operação Paz e Proteção está em sintonia com o Decreto Municipal nº 7.865/2021 que estabelece as novas linhas de ação da Guarda Civil Municipal (GCM). Nele, a Prefeitura institui o Programa Ronda Cidadã no qual a corporação passou a priorizar o policiamento preventivo e comunitário, mas continuando a atuar de maneira integrada com a Polícia Militar, a Polícia Civil e outros órgãos sociais.

Por fim, a Defesa Social destaca que essas primeiras ações preventivas da Operação Paz e Proteção contra os pancadões serão avaliadas, melhoradas e estendidas a outros bairros da cidade.

Sair da versão mobile