A Prefeitura de São Bernardo do Campo começou nesta sexta-feira (12/02) na aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 nos indígenas da etnia Guarani, que residem em duas aldeias na região do pós-Balsa. Esse público, de cerca de 100 indígenas, foi imunizado com as doses da CoronaVac, recebidas na última quarta-feira (10/02). Em paralelo a este processo, a Administração municipal permanece com o processo de imunização com a segunda dose dos profissionais que atuam na linha de frente contra a Covid-19, assim como a aplicação da primeira dose nos idosos acima de 85 anos.
O casal indígena Edilson e Franciele Martim dos Santos, com 23 e 18 anos, respectivamente, foram os primeiros a receber a segunda dose da vacina na aldeia Guyrapa-ju. Eles afirmaram que não tiveram qualquer tipo de reação à vacina. E o que mais desejam é voltar a ter uma vida normal. “Estamos quase 1 ano em quarentena. O que mais queremos é poder sair, sem ter medo de ficar doentes”, relatou Edilson.
Com a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covd-19, Elson da Silva, líder da aldeia, faz planos para o retorno das atividades internas. “Houve recomendação da Funai (Fundação Nacional do Índio) para que não fizéssemos nada que provocasse aglomeração ou que saíssemos sem necessidade da aldeia. Agora estamos mais tranquilos, pois todos estão imunizados”, disse. A próxima etapa é aguardar autorização da instituição para que os índios possam voltar a receber visitações. Os indígenas da aldeia Brilho do Sol-Kuaray Rexaká também serão imunizados.
O processo de vacinação aconteceu no período da manhã e a equipe técnica da Secretaria de Saúde levou os insumos e realizou a vacinação nas aldeias. “Estamos força-tarefa pela cidade para vacinar todos, conforme a disponibilidade. Vamos manter essa intensidade para vencer a pandemia. Cada passo é fundamental, mas também precisamos manter os cuidados necessários, como o uso de máscara e o distanciamento social”, disse o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple.
IDOSOS DE 85 A 89 ANOS – A vacinação dos idosos de 85 a 89 anos permanece pelo segundo dia sendo realizada em domicílio pelas equipes da Atenção Básica do município. Até o momento, 1.806 idosos desta faixa etária foram vacinados na cidade. O agendamento é feito pelo telefone por profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde o morador possui cadastro. Neste final de semana (13 e 14/02), as equipes manterão o trabalho, para dar celeridade ao processo de imunização desta faixa etária.
Discussão sobre isso post