São Bernardo começa aplicação da segunda dose da vacina em idosos de 85 a 89 anos em domicílio

Neste fim de semana, SBC aplicou 4.582 vacinas contra a Covid-19 em idosos de 77 a 79 anos e 80 a 84 anos.

São Bernardo começa aplicação da segunda dose da vacina em idosos de 85 a 89 anos em domicílio

São Bernardo começa aplicação da segunda dose da vacina em idosos de 85 a 89 anos em domicílio

Com a chegada de mais 3.664 imunizantes Coronavac, no último domingo 7 de março, a Prefeitura de São Bernardo do campo começou nesta segunda-feira 08 de março, à aplicação, em domicílio, da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em idosos de 85 a 89 anos. Além disso, outros 800 profissionais de Saúde com registro de classe, que haviam perdido o prazo para o cadastro, receberam a primeira dose da vacina no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, através do agendamento prévio.

Neste fim de semana, São Bernardo realizou mais uma etapa da vacinação de idosos de 77 a 79 anos e de 80 a 84 anos contra o Coronavírus. Para tornar mais fácil a vida da população, a aplicação das doses ocorreu em cinco postos avançados da cidade, das 8h às 17h, depois do agendamento prévio obrigatório feito pela internet. Todo o processo, que culminou na imunização de 4.582 pessoas, aconteceu de forma ordenada e rápida, sem aglomerações.

Idosos com idade entre 77 e 79 anos tiveram cinco opções de postos avançados para agendamento da primeira dose da vacina, sendo um deles em formato drive-thru, no Paço Municipal de São Bernardo do campo, e em mais três endereços: Igreja São João Batista, no Rudge Ramos, e Ginásios Poliesportivos do Jardim Orquídeas e do Riacho Grande. Neste caso, foram 3.378 pessoas vacinadas entre o sábado e domingo, totalizando 5.803 idosos da faixa etária protegidos com a primeira dose na cidade.

 

Já os idosos de 80 a 84 anos receberam a vacina no Ginásio Poliesportivo da Avenida Kennedy. Foram 1.205 pessoas da faixa etária imunizadas no fim de semana, somando 7.480 idosos do município que receberam a primeira dose do imunizante, o correspondente a 88% do público-alvo.

O prefeito Orlando Morando explicou que o avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 depende da chegada de novos lotes de imunizantes, enviados pelos governos estadual e federal. A imunização deste fim de semana foi possível depois da entrega de 5.210 doses da Coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em conjunto com a farmacêutica chinesa Sinovac, na sexta-feira (5/3). “À medida que as doses chegam, já abrimos o agendamento on-line e organizamos toda a logística e organização para a vacinação nos postos avançados e drive-thru. Nosso objetivo é imunizar cada vez mais pessoas, tudo de forma ordeira, sem aglomerações nem longas esperas”, diz.

Pelos postos avançados espalhados em São Bernardo, além de muita expectativa positiva pela chegada da vacina e esperança pelo término da pandemia, idosos e seus acompanhantes ressaltaram a qualidade do processo de imunização organizado pela Prefeitura de São Bernardo, através da Secretaria da Saúde. “Tive ajuda do meu neto, que fez o agendamento pela internet. Foi tudo muito rápido e fácil. Estou muito feliz por ter tomado a primeira dose da vacina. Acredito que é um passo muito importante para a gente superar essa crise”, ressalta a moradora do bairro Taboão, Amara Chaga da Silva, 79 anos, que foi imunizada na Igreja São João Batista.

A professora Priscila Massaia, 48 anos, também parabenizou a estrutura montada no Paço Municipal, onde funcionou o drive thru da vacinação contra a Covid-19. Ela realizou o agendamento e levou a mãe, Luzia Maria Massaia, 77 anos, para receber o imunizante. “Foi tudo muito organizado, desde o cadastro até a vacinação. Os profissionais da Saúde são todos atenciosos e estamos muito felizes. Ainda vamos manter os cuidados, evitar sair de casa, mas é uma alegria essa vacina”, diz a moradora do bairro Demarchi.

 

BALANÇO – Desde o início da campanha municipal de vacinação em 19 de janeiro, São Bernardo aplicou 69.644 doses dos imunizantes.

 

Sair da versão mobile