São Bernardo inicia segunda etapa de obras no Centro de Acolhimento 24 horas para pessoas em situação de rua

Prefeito Orlando Morando assinou ordem de serviço para início da reforma da Casa de Passagem nesta sexta-feira (5/2); intervenções ampliam qualidade do atendimento

Prefeito Orlando Morando assinou ordem de serviço para início da reforma da Casa de Passagem nesta sexta-feira (5/2); intervenções ampliam qualidade do atendimento

Prefeito Orlando Morando assinou ordem de serviço para início da reforma da Casa de Passagem nesta sexta-feira (5/2); intervenções ampliam qualidade do atendimento

A Prefeitura de São Bernardo deu início, nesta sexta-feira (5/2), à segunda fase de obras para reforma do Centro de Acolhimento 24 horas da cidade. O espaço receberá investimento de R$ 127 mil para dar mais qualidade ao atendimento da população em situação de rua do município. Entre as melhorias executadas estão troca das instalações elétricas e hidráulicas, colocação de pisos e revestimentos e pintura completa.

 

O prefeito Orlando Morando realizou vistoria no local e assinou a ordem de serviço para início das melhorias na manhã desta sexta-feira (5/2). O chefe do Executivo destacou a importância do serviço de acolhimento 24 horas para aqueles que não possuem moradia. “Fizemos uma primeira intervenção no espaço no primeiro mandato e, agora, iniciamos essa segunda fase de obras para garantir um atendimento digno a essas pessoas que precisam de um lar”, observa.

 

Secretário da Assistência Social do município, André Sicco diz que a expectativa é a de que esta segunda etapa de obras seja concluída em até 30 dias. “Os atendimentos serão mantidos durante o período de intervenção, desde as refeições até espaço para banho, lavagem de roupa, área de convivência e pernoite”, comenta. A construtora responsável pelas intervenções é a Marcelo Dantas LTDA.

 

O gerente do Centro de Acolhimento 24 horas de São Bernardo, Manoel Queiroz da Costa, destaca que as intervenções físicas impactam diretamente no trabalho desempenhado. “Essas melhorias estruturais fortalecem nosso trabalho, que vem garantindo o apoio e a segurança desses indivíduos. Não registramos incidentes graves nem mortes de moradores em situação de rua há mais de quatro anos em São Bernardo”, ressalta.

 

MELHORIAS ESTRUTURAIS – A primeira etapa da reforma do Centro de Acolhimento 24 horas contemplou desde a colocação de piso nos quartos, readequação da área externa para horta e atividades físicas, instalação de quatro baias para canil, adequação da lavanderia, revitalização do telhado e construção de dois quartos familiares. Já a segunda fase de obras inclui a troca das instalações elétricas e hidráulicas, vedação e alvenaria, pisos e revestimentos, esquadrias, forros e divisórias, pintura e cobertura.

 

ATENDIMENTO – O Centro de Acolhimento 24 horas de São Bernardo está localizado na Rua Tapajós, 10, Centro, e tem capacidade para receber até 150 pessoas para pernoite (110 homens, 20 mulheres e 20 idosos). Há ainda oferta diária de café da manhã, almoço, café da tarde e jantar, serviços de saúde e espaço de convivência, área para banho e kit de higiene e espaço para lavagem de roupa. O espaço oferece ainda biblioteca, horta, vestiário, sala de televisão, abrigo para carrinhos e canil.

 

Durante a pandemia, houve reforço dos protocolos sanitários no local. Os indivíduos são submetidos à lavagem das mãos e uso de álcool em gel e as refeições são realizadas em sistema de revezamento, em grupos, para manter o distanciamento.

 

Usuária do Centro de Acolhimento 24 horas todos os dias, Maria José da Silva, 44 anos, diz que a estrutura faz a diferença na sua vida. Ela está em situação de rua há cerca de oito anos, quando perdeu toda a família e ficou sozinha. “Para as mulheres, é mais difícil estar na rua, então é muito bom ter um lugar para tomar banho, comer, dormir. Dá tranquilidade e segurança”, comenta.

Sair da versão mobile