Oficina Virtual sobre Heitor Villa-Lobos em São Bernardo

Oficina conta com exercícios de musicalização pesquisados pela regente ao longo dos seus vinte anos de atuação frente a grupos vocais. Foto divulgação.

Com aulas presenciais suspensas em todo o Brasil para conter a pandemia do novo coronavírus, a regente Dani Mattos vem inovando e  realizando oficinas virtuais para levar a  música do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959) para escolas e centros culturais.

Nesse mês de junho, catorze educadores da EMEB Heitor Villa Lobos, em São Bernardo do Campo,  participarão da  oficina de musicalização virtual “Villa Lobos Para Todos”. Ao todo serão seis horas, divididas em três encontros de duas horas. Essas atividades podem ser  multiplicadas pelos profissionais de ensino para os 240 alunos da unidade.

A oficina de musicalização faz parte de um projeto  desenvolvido pela  regente intitulado   “Villa-Lobos para Todos” e  baseado no “Guia Prático” do autor, no qual ele cria arranjos simples para o cancioneiro infantil brasileiro.

A oficina presencial já aconteceu em diversos estados brasileiros. Agora, em formato virtual, sua ação deve ser ampliada. 

De acordo com Dani Mattos,  “A proposta deste projeto é relembrar e/ou fazer conhecer as canções folclóricas brasileiras infantis. Através dos arranjos maravilhosos e simples de Villa-Lobos,  a oficina propõe um momento de união e aprendizado em torno desta preciosa herança de nossa cultura”.

Durante as oficinas, os educadores recebem  um material de apoio. Um guia com  um resumo de atividades interdisciplinares que  a regente organizou  em seus vinte anos de experiência. 

A oficina propõe diversas maneiras de vivenciar a música e seus elementos de maneira lúdica, divertida, sempre em grupo, ainda que seja no formato virtual. O repertório trabalhado será de músicas infantis brasileiras, pesquisado e arranjado por Villa-Lobos. 

Sobre Dani Mattos:

Dani Mattos nasceu e cresceu na cidade de São Paulo. Atuou como regente em Ilhabela de 1999 a 2003. É  formada em regência e Educação Artística pela Faculdade de Música Santa Marcelina, estudou na Escola Municipal de Música, no Conservatório Musical Brooklin Paulista e na escola experimental do SESC. Fez cursos complementares de regência com Marcos Leite e Roberto Gnatalli, em Londrina (PR).

Ainda em Ilhabela, realizou trabalho de pesquisa da cultura caiçara, supervisionado pela folclorista Iracema França. Com o Coral São João, criou apresentações interativas e didáticas em escolas da rede pública, trabalhando os elementos musicais com os alunos e professores. Assim, desenvolveu o Projeto “Villa-Lobos para crianças”, baseado no “Guia Prático” do autor, no qual ele cria arranjos simples para o cancioneiro infantil brasileiro. Além do  grupo vocal Poucas & Boas, a cantora e regente Dani Mattos formou o grupo “Toque de Bambas” e Dani Mattos Quartet. Lançou em 2019 seu primeiro EP Cronistas da Cidade, pelo selo 7 Melódica.

Serviço:

Oficina Virtual de Musicalização: “Villa-Lobos para Todos” 

Público alvo: educadores

Mês de junho: Acontece com educadores da EMEB Heitor-Villa Lobos – Rua Matheus Demarchi, 229, São Bernardo do Campo, São Paulo. 

Projeto Villa Lobos para Todos: http://villa-lobosparatodos.com.br/

Dani Mattos: http://danimattos.com.br/projetos/

Instagram: @danimmattos e @7melodica 

Escolas e Centros Culturais interessados em receber a Oficina de Musicalização Villa-Lobos para Todos: danimattosproducoes@gmail.com

Sair da versão mobile