Prefeitura de São Bernardo começa aplicação de 2ª dose em idosos com mais de 90 anos e profissionais de Saúde

Chegada novo lote da Coronavac (13.600 doses), no último domingo (28/02), amplia o processo de vacinação no município; idosos serão vacinados novamente em domicilio e trabalhadores da Saúde devem fazer agendamento para o Ginásio Poliesportivo da Avenida Kennedy

Prefeitura de São Bernardo começa aplicação de 2ª dose em idosos com mais de 90 anos e profissionais de Saúde

Com a chegada do novo lote da Vacina Coronavac (13.600 doses), no último domingo, 28 de fevereiro, em São Bernardo, a prefeitura dá continuidade ao Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19, com a aplicação da segunda dose da vacina nos idosos com 90 anos ou mais e nos profissionais da saúde.

As novas doses da CoronaVac serão destinadas para 8.290 profissionais de Saúde e 2.680 idosos com mais 90 anos ou mais. Ambos os públicos-alvo deverão ter tomado a primeira dose da vacina, para poderem receber a segunda dose do imunizante.

Segundo o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, o município dispõe de um sistema organizado e ágil no cumprimento do Programa Nacional de Imunização (PNI). “Estamos adotando todas as medidas necessárias para que a cobertura vacinal da nossa população atinja níveis satisfatórios e nos proporcione o retorno da desaceleração desta pandemia o mais breve possível. Nosso maior objetivo é seguir protegendo vidas”, disse o chefe do Executivo.

A sequência da vacinação vai seguir os mesmos moldes da primeira etapa. Os idosos serão vacinados em domicílio pelas equipes das UBS de São Bernardo. Médicos, dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e biomédicos serão imunizados no Ginásio Poliesportivo, que fica localizado na Avenida Kennedy, nº 1.155. As vagas estão disponíveis por meio de cadastro e agendamento obrigatórios no site https://vacinacovid.saobernardo.sp.gov.br/.

 

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA VACINAÇÃO DE COVID-19

 

Para os profissionais de Saúde DE São Bernardo do Campo, além do cadastro e agendamento prévio, é necessário que no dia da vacinação a carteira de registro de classe, comprovantes de residência ou trabalho na cidade, documento com foto, CPF e comprovante do agendamento no site da prefeitura (levar impresso ou digital).

VACINAÇÃO DE 80 A 84 ANOS EM SÃO BERNARDO
VACINAÇÃO DE 80 A 84 ANOS EM SÃO BERNARDO

VACINAÇÃO DE 80 A 84 ANOS EM SÃO BERNARDO

Também foi ampliado nesta segunda-feira ,02 de março, o agendamento on-line para a vacinação contra a Covid-19 de idosos com idade entre 80 e 84 anos. A organização e tranquilidade marcaram o começo da imunização contra a Covid-19 de parte deste público, São Bernardo, no sábado , 27 de fevereiro, Os moradores receberam a imunização em quatro pontos do municipio: no Paço Municipal (em formato drive thru), ou em postos avançados montados na Igreja São João Batista, no Rudge Ramos; no Ginásio Poliesportivo do Jardim Orquídeas; e Ginásio Poliesportivo do Riacho Grande.

Moradora do bairro Pauliceia, Maria das Dores Alexandrino, 80 anos, elogiou a agilidade no atendimento e profissionalismo da equipe da Secretaria da Saúde. “Agendamos no dia anterior, pelo site, e foi super rápido para tomar a vacina. Fui atendida em 5 minutos, foi tudo tranquilo”, relatou ela, que foi imunizada na Paróquia São João Batista, no Rudge Ramos.

A felicidade da empresária Maria Belarmina Bertozi, 82 anos, em receber a vacina foi tanta que ela celebrou o momento como se fosse uma festa, com direito a balão de ar. “Estava ansiosa por essa vacina. Quero voltar à minha vida normal. Em junho, vou fazer 83 anos, mas continuo trabalhando. Tenho uma loja que eu tomo conta, cuido da casa”, destaca a moradora do Rudge Ramos.

São Bernardo segue como a cidade da Região Metropolitana de São Paulo que mais imunizou a população, com 47.595 doses de vacinas contra a Covid-19 já aplicadas. Conforme levantamento do Governo Estadual, o município é o terceiro mais eficiente de todo o Estado na aplicação dos imunizantes, atrás apenas de Campinas e da Capital paulista.

AVALIAÇÃO – Segundo o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, a expectativa é que a vacinação deste público alvo seja concluída até a próxima quarta-feira (03/03). “A descentralização dos postos nos permitiu agilidade na aplicação destas doses, que contempla 78% dos idosos entre 80 e 84 anos”, reforçou.

FASES CONCLUÍDAS – A Prefeitura de São Bernardo já concluiu a imunização dos idosos e trabalhadores das Instituições de Longa Permanência (ILPIs), bem como dos indígenas com a primeira e segunda dose da vacina. Os idosos de 90 anos ou mais e de 85 a 89 receberam a primeira dose em domicílio para evitar deslocamento e contágio deste público-alvo. Os profissionais de Saúde, tanto da linha de frente, como das demais áreas, receberam a primeira dose e seguem sendo vacinados com a segunda dose.

 

 

Sair da versão mobile