A Fundação Pró-Sangue, ligada à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, está com o estoque de sangue extremamente baixo e necessita urgentemente de doadores. Desde meados de julho, a doação de sangue está registrando uma forte queda. As temperaturas baixas têm impactado diretamente no volume de bolsas, afastando temporariamente os doadores das unidades de coleta.
No momento a instituição está trabalhando apenas com 22% da reserva necessária para dar atendimento a mais de 100 instituições de saúde da rede pública na Cidade de são Paulo. Se este quadro não for revertido a tempo, poderá levar ao cancelamento de cirurgias. No momento, os sangues do tipo O+, O-, B- e B+ – estão em estado de emergência, ou seja, garantem o abastecimento por menos de um dia. Já as bolsas de sangue A- e A+ estão em nível crítico, conseguindo atender à solicitação dos hospitais por apenas um dia.
A situação é extremamente preocupante. O volume diário de doações nas últimas semanas tem sido insuficiente para manter os estoques do banco de sangue em nível adequado de abastecimento. Para que cirurgias não sejam canceladas, a Fundação Pró-Sangue conta com apoio massivo da população.
Quem tiver interesse em ajudar deve fazer o agendamento online da sua doação de sangue pelo site da Pró-Sangue (clique aqui). Reserve já sua vaga no sistema, vista sua máscara e faça a diferença na vida de quem precisa. A doação de sangue continua sendo segura, e os postos de coleta não oferecem riscos aos candidatos.
Confira também:
Discussão sobre isso post