A Prefeitura de São Bernardo iniciará a vacinação dos grupos prioritários com a nova vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19, que protege contra a variante original e outras cepas da doença, como a Ômicron e suas subvariantes. O primeiro lote de cerca de 33 mil doses será destinado aos acamados e domiciliados acima de 80 anos, indígenas e moradores e funcionários das Instituições de Longa Permanência (ILPI).
O prefeito Orlando Morando explicou que os mais vulneráveis têm prioridade na vacinação contra o Coronavírus. À medida que novos lotes forem chegando, novos grupos serão contemplados. A nova proteção é uma dose de reforço direcionada às pessoas com 12 anos ou mais que possuem pelo menos duas doses das vacinas monovalentes, como Coronavac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen. O intervalo para receber a dose bivalente é de 120 dias (quatro meses) da última dose tomada. A vacina bivalente foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em novembro de 2022.

VACINA MONOVALENTE – Segundo o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, é fundamental que as pessoas completem o ciclo vacinal, mesmo com a monovalente, enquanto a dose bivalente não está disponível para todos os grupos, especialmente, neste momento em que se observa uma nova curva crescente de casos da doença.
“Como o contágio é cíclico, estamos nos preparando para um aumento de casos positivos agora passado o carnaval, devido à aglomeração dos blocos e desfiles. A vacina continua protegendo das manifestações mais graves e internações, por isso é fundamental que todos estejam vacinados”, reforçou. Todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm disponibilidade da vacina Coronavac, Pfizer Adulto, Pediátrica e Baby.
Discussão sobre isso post