Podcasts se tornam ferramenta de apoio ao ensino de idiomas

novação é a o que move os aplicativos, sempre em busca de uma nova funcionalidade para melhorar o serviço e a experiência do usuário. E justamente para oferecer aos usuários uma nova relação com o aprendizado de idiomas, que a Babbel, considerada a empresa de educação mais inovadora da Europa, incluiu em seu aplicativo podcasts desenvolvidos por linguistas da empresa, com o objetivo de auxiliar no aprimoramento das habilidades de compreensão dos idiomas estudados.

A Babbel é o primeiro aplicativo de idiomas a realizar integração de novos e já premiados podcasts em seus cursos. A série de podcasts, ganhou o IELA-Awards (Prêmio Internacional em e-Learning), que reconhece as melhores criações em educação on-line e já tem mais de 1 milhão de downloads. O conteúdo está disponível para estudantes de italiano, espanhol, inglês e francês. São 70 episódios e mais de 50 horas de conteúdo em podcasts mono e bilíngues, adequados para estudantes dos níveis iniciantes e intermediário-avançado. 

Sempre que a empresa constata certas necessidades de seus usuários, realiza inovações de melhoria ao produto. Dessa vez, a integração dos podcasts no aplicativo apoia as necessidades dos estudantes de ouvir como falantes nativos se comunicam, além de possibilitar o aprendizado enquanto se realiza outras atividades. O objetivo final é levar os alunos para fora do aplicativo – em conversas da vida real. E tem funcionado: 73% dos assinantes da Babbel afirmam sentir-se confiantes em conversas simples após apenas 5 horas de estudo. 

“Com o podcast no aplicativo, estamos reagindo ao feedback sobre duas das principais necessidades dos usuários: treinar a escuta em preparação para conversações da vida real e a flexibilidade de aprender um novo idioma enquanto são realizadas outras atividades, para se aproveitar ao máximo o tempo disponível. Além de garantirmos o melhor conteúdo linguístico possível, criamos situações virtuais divertidas, mas que também trazem informações culturais e históricas de outros países. Assim,  estabelecemos uma conexão mais profunda  entre a língua e o estudante para que ele entenda, não só o idioma, mas um novo ambiente sociocultural”, comenta Geoff Stead, Diretor Executivo de Produto da Babbel.

Benefícios de aprender com podcasts

Variedade de temas e idiomas

Até o momento, há dez podcasts com dezenas de episódios cada um. O mais baixado, de A-Zero-To-A-Hero (em inglês e espanhol), é sobre a jornada de aprendizagem de uma inglesa que está começando a aprender espanhol. Já Palabras Brabas (apenas em espanhol) traz conversas espirituosas dos linguistas Paula (Espanha) e David (Colombia) sobre gramática e vocabulário. A lista de podcast completa pode ser acessada em: https://pt.babbel.com/podcasts

Mobilidade e flexibilidade:

Os podcasts são livres de publicidade e podem ser reproduzidos a qualquer momento e em qualquer lugar: no carro, no transporte público, enquanto você limpa a casa ou cozinha, durante a corrida… Agora são inúmeros os momentos possíveis de aprendizado.

Construção da autoconfiança:

A Babbel oferece aos alunos um espaço de aprendizado confortável para ouvir conversas da vida real. A possibilidade de ouvir falantes nativos usando seu próprio idioma nas conversas dá aos usuários Babbel a confiança que eles precisam para sair do aplicativo e tentar se comunicar no idioma que estão aprendendo.

Métodos de aprendizado usados nos podcasts

Vários métodos de aprendizado são combinados para oferecer a melhor solução possível. Naqueles com formatos de entrevista, o foco está nos aspectos de ensino: os alunos podem ouvir conversas entre professores e alunos nativos. Este é o método ideal para iniciantes. Histórias e conversas são vinculadas a um contexto cultural para que os ouvintes se aproximem e compreendam mais profundamente a cultura do idioma. Ouvir anedotas e certas narrativas na língua que se está aprendendo faz com que os estudantes assimilem o contexto e a pronúncia mais rapidamente. Alguns podcasts também funcionam como um “coach” para o processo de aprendizagem – onde linguistas dão dicas e explicam conceitos.

Sair da versão mobile