Como montar Jardim vertical

A falta de espaços adequados para a plantação de áreas verdes motivou o desenvolvimento de jardins verticais nos grandes centros urbanos, a tendência se espalhou para todos os tipos de ambientes e tem sido a melhor alternativa para quem disponibiliza de pouco espaço. Há diversas formas de montar o jardim, podendo ser implementado tanto em paredes internas quanto externas.

Como montar um Jardim vertical – Ideias e modelos:

De acordo com paisagistas, o jardim vertical pode ser montado em vários espaços dentro de casa, na varanda, na sala ou até mesmo na cozinha. A “parede viva” ajuda a reduzir os efeitos da emissão de gás carbono, bem como a temperatura do ambiente, uma vez que as plantas absorvem parte da energia solar.

Entre os modelos de montagem disponíveis, destacamos a montagem com blocos pré-moldados que fornecem o espaço ideal para as plantações e permitem a instalação de sistemas de irrigação para facilitar o cuidado e a manutenção. Essa é uma das técnicas mais sofisticadas, ideal para quem esta disposto a gastar um pouco mais.

Como montar Jardim vertical
Como montar Jardim vertical

sistema de Jardim Vertical modular é uma das opções mais simples, a montagem é feita com kits de plástico resistente e os vasinhos são vendidos separadamente. Outra forma mais simples de montar um jardim vertical é pregar vários vasinhos de diversos tamanhos na parede até preenchê-la total ou parcialmente. Os vasos de fibra de coco são os melhores para esse tipo de jardim.

Também podem ser utilizadas treliças de ferro ou madeira, que podem ser preenchidos com vasos meia lua. A treliça deve ser chumbada na parede e os vasos presos com ganchinhos. Essa montagem permite o maior uso de plantas, uma vez que vasos maiores poderão ser utilizados.

As plantas do Jardim vertical devem ser escolhidas com atenção, o ideal é optar por plantas de raízes mais superficiais para os vasos menores, as mais indicadas são: Callisia repens (dinheiro-em-penca), Tradescantia zebrina (lambari –roxo), Peperômia scandens (peperômia). Para os blocos pré-moldados, as espécies mais indicadas são a Ophiopogon jaburam (barba de serpente) e a Asparagus densiflorus.

Sair da versão mobile