O Rumble é uma plataforma de compartilhamento de vídeos que ficou popular entre os brasileiros em 2022, após alguns “cancelamentos” e a migração de alguns podcasters para a plataforma de vídeos que defende discursos livres, a neutralidade, e a diversidade de ideias e da liberdade de expressão e imune a cultura do cancelamento.
Hoje o Rumble é apontado como o grande rival do Youtube, Dailymotion e do Vimeo, confira o que é e como funciona o Rumble?
Mas afinal, o que é a Rumble?
Como ressaltamos anteriormente a Rumble é uma plataforma de vídeos bem parecida com o Youtube e o Dailymotion que recentemente chegou oficialmente ao Brasil. E o grande objetivo do serviço é proporcionar aos usuários uma plataforma de compartilhamento de vídeos focado em dar espaço ao discurso livre, pois valorizam e acreditam na liberdade de expressão, a autenticidade dos criadores de conteúdo, uma tecnologia criada para ser imune a cultura do cancelamento que vem crescendo mundialmente.
De acordo com a plataforma “Todos se beneficiam quando tem acesso a mais ideias, opiniões diversas e diálogo”
A ‘interface’ do Rumble, é de certa forma, parecida com a do concorrente, e com outras já existentes, com conteúdo sendo destacado através de imagens e títulos. Porém, conta com uma organização mais intencional na reprodução que foca em tópicos específicos, como, por exemplo: Notícias, Entretenimento, Podcasts, Ciência e Esportes.
A Tradução de “Rumble” é explosão, porém também pode ser traduzido como algo relacionado a rumor, buzz, estrondo ou expectativa. E talvez esse segundo sentido da palavra e que possua uma relação maior com a plataforma.
De acordo com os dados divulgados pela empresa em dezembro de 2021, o Rumble possui cerca de 36 milhões de usuários mensais. Um número significativo de pessoas, mas certamente uma pequena parcela do que o YouTube possui atualmente (1,7 bilhões de usuários todos os meses). Até mesmo a plataforma Vimeo possui uma audiência significativamente maior, com 230 milhões de usuários mensais, claro que isso não significa que o rumble não possa ganhar cada vez mais espaço e usuários insatisfeitos ou em busca de alternativas ao Youtube.
Como Surgiu a Rumble? Conheça a história da plataforma que combate a “cultura do cancelamento”


O Serviço ficou popular entre os brasileiros em 2022, porém ela foi criada em 2013 por Chris Pavlovki, programador e ex-funcionário da Microsoft, a Rumble tem sua sede oficial em Toronto.
Em seus primeiros sete anos de existência, o conteúdo do Rumble consistia nos famosos vídeos virais e notícias de fontes de mídia convencional, porém, em agosto de 2020, o representante Devin Nunes acusou o Youtube de ser excessivamente censurador em relação ao seu canal e iniciou suas postagens de vídeos no Rumble, outros conservadores proeminentes e criadores de conteúdos que foram banidos de seus concorrentes, também seguiram seus passos como por exemplo o ex-presidente norte-americano, Donald Trump, que publica semanalmente vídeos de encontros com apoiadores, e aqui no brasil o posdcaster Monark.
Vale ressaltar que mesmo a Rumble contando com diversos conteúdos políticos você também encontra conteúdo sobre finanças, bastante opiniões polêmicas entretenimento, conteúdos virais mais leves como vídeos de gatos, curiosidades, videogames e outros materiais relacionados.
Rumble no Brasil:


O Rumble por enquanto não conta com uma representatividade oficial no Brasil, no começo de março de 2022, a conta oficial da empresa no twitter, postou sobre o interesse em começar as suas operações por aqui, porém, pouco se sabe sobre os planos da plataforma em nosso território.
O Site da plataforma de vídeos pode ser visitado normalmente no Brasil e todos os vídeos consumidos seu nenhum impeditivo, mas há pouca representatividade brasileira na plataforma, o que já inclui o canal do Monark.
A estratégia do Rumble parece ter como objetivo investir em criadores de conteúdo focados em opinião, que têm ou já tiveram alguma espécie de restrição ou não concordavam com as políticas do Youtube.
Ressaltamos que a plataforma está aberta para criadores de conteúdo de qualquer tema, que queiram ter um canal na plataforma, bastando apenas criar sua conta no rumble.
Como usar a Rumble? O que você pode fazer no Rumble
- Assistir aos vídeos no Site
- Assistir aos vídeos no aplicativo do Rumble.
- Criar um canal
- Assistir e criar lives.
- Monetizar seu canal no Rumble. (Caso seu conteúdo seja aprovado)
- Postar vídeos na plataforma.
- Fazer comentários.
- Avaliar os vídeos publicados com like e Deslikes.
Monetização no Rumble? Dá para ganhar dinheiro no rumble?


Algo que desperta a atenção de novos usuários na plataforma é a possibilidade de ganhar dinheiro no Rumble, tendo em vista que é muito fácil monetizar os vídeos em comparação ao Youtube, por exemplo, tendo em vista que no Rumble não é necessário ter um número determinado de inscritos em seu canal ou seguir tantas exigências como nas Regras de monetização de Canais do YouTube
Então o Rumble é sem regras? Pode tudo?
Por ser a favor da liberdade de expressão, da criatividade, do diálogo o Rumble permite que os criadores de conteúdo postem conteúdo sem muitas restrições, porém vale destacar que isso não significa que não existam limites que não podem ser ultrapassados, como postar conteúdos pornográficos, que fale sobre esquemas de pirâmides, que incite os discursos de ódio.
o Rumble deixa claro que aplica rigorosamente as políticas. E se o usuário for pego fazendo o upload de qualquer um dos materiais citados acima, entre outros, receberá uma violação de política e corre o risco de perder sua conta Rumble. Então recomendamos que você leia os termos de uso da plataforma
O rumble pode ser uma nova opção para consumir vídeos, ou até mesmo para ganhar dinheiro com a monetização do seu conteúdo, mesmo assim como em outros serviços é preciso ficar bem atento quanto as informações encontradas por lá e ler os termos de uso para evitar futuros transtornos.
Discussão sobre isso post